A escravidão Esses meninos que aí andam[...]
A escravidão
Esses meninos que aí andam jogando peteca não viram nunca um escravo... Quando crescerem, saberão que já houve no Brasil uma raça triste, votada à escravidão e ao desespero; e verão nos museus a coleção hedionda dos troncos, dos vira-mundos e dos bacalhaus; e terão notícias dos trágicos horrores de uma época maldita: filhos arrancados ao seio das mães, virgens violadas em pranto, homens assados lentamente em fornos de cal, mulheres nuas recebendo na sua mísera nudez desvalida o duplo ultraje das chicotadas e dos olhares do feitor bestial. [...] Mas a sua indignação nunca poderá ser tão grande como a daqueles que nasceram e cresceram em pleno horror, no meio desse horrível drama de sangue e Iodo, sentindo dentro do ouvido e da alma, numa arrastada e contínua melopeia, o longo gemer da raça mártir — orquestração satânica de todos os soluços, de todas as impressões, de todos os lamentos que a tortura e a injustiça podem arrancar a gargantas humanas.
BILAC, O. Disponível em: www.escritas.org. Acesso em: 29 out. 2021.
Publicado em 1902, o texto de Olavo Bilac enfatiza as mazelas da escravidão no Brasil ao
A alternativa correta é a alternativa "b", que afirma que o texto de Olavo Bilac enfatiza as mazelas da escravidão no Brasil ao "contrapor a infância privilegiada das crianças da época à infância violentada das crianças escravizadas."
Neste texto, Olavo Bilac compara a infância das crianças da época, que jogam peteca, com a infância das crianças escravizadas, que enfrentaram violência e sofrimento. Ele destaca a realidade cruel da escravidão no Brasil ao descrever as atrocidades e horrores que os escravizados enfrentaram, incluindo a separação de famílias, a violência sexual, a tortura e o sofrimento contínuo.
A questão avaliou a competência de área 5 - "Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção." Nesse caso, a habilidade H16 - "Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário" estava sendo avaliada.
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